segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O que é ciência?


ciência é uma das maiores atividades humanas. É a contemplação da natureza e também muitas outras coisas. Algumas tentativas de definição da ciência:

Dicionário Aurélio:

  Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim. A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. Atualmente este processo se configura na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.

Limites da ciência

Os limites compõem os contornos da ciência, a região delimitadora onde a ciência acaba e começa. Podemos dizer que é um espaço dinâmico e com várias formas, sem qualquer geometria ou topologia conhecida. A atual dinâmica da própria ciência se confunde com aspectos políticos e sociais das nossas organizações; certos aspectos da teoria da evolução de Darwin tocam outros tantos religiosos; a interface entre ciência e tecnologia, que é uma fronteira bem conhecida e que parece se mover com velocidade crescente; as novas ciências ou campos diversos de estudo, que por vias as mais diversas passam, com o tempo e aos poucos, a fazer parte da ciência, digamos, oficial, como vem por exemplo acontecendo com a psicologia, a sociologia, a medicina em geral, o estudo das línguas e muitos outros.

Futuro da Ciência

Trecho recente do discurso do Professor Moyses Nussenzveig, saudando os novos membros da Academia Brasileira de Ciências:
"Diz-se que, assim como o século XX teria sido o da física, o próximo será o da biologia. A Natureza ignora nossos preconceitos e recortes arbitrários. Também faz parte da mentalidade 'fin de siècle' anunciar o Fim da Ciência e o Fim da História. O Projeto Genoma, em que cientistas brasileiros deram uma bela demonstração de nossa capacidade de obter resultados da mais alta relevância quando dispomos de recursos, é apontado como etapa final da biologia. A descrição correta é a de Sydney Brenner: não se trata do começo do fim, mas do fim do começo, o começo de uma grande revolução na biologia e na medicina, que também vai requerer uma intensa participação das ciências sociais para abordar problemas humanos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário